domingo, 28 de março de 2010

POR QUE SÓ A GRAÇA? - SOLA GRATIA

Diante do que temos visto como pregação do evangelho nessa terra Brasiles, podemos observar que tais pregadores e suas pregações abdicaram da Graça. Esforçam-se por ofertar um evangelho antropocêntrico e secular a ponto de entronizar o homem e destronar Deus. Quando observo as afirmações dos tele-pastores fico a me perguntar quem está no trono realmente? Afirmações que entram no domínio do herege e do insulto ao criador. Outro dia um tele-pastor pregava e dizia: “o melhor de Deus ainda está por vir”. Entendi que talvez ele quisesse encorajar seus ouvintes a continuar na luta da vida porque Deus ainda tinha coisas boas a dar. Mas fiquei incomodado com sua afirmativa. Se o melhor de Deus está por vir, então Deus não fez o melhor no dia de ontem e nem no dia de hoje. Se o melhor de Deus está por vir, então Deus está melhorando em seu Ser, pois, conseguirá fazer melhor amanhã em relação ao que fez hoje. Não acredito que tal tele-pastor seja um adepto do Teísmo Aberto, pois, acredito que nem saiba do que se trata, mas pisou em mais de 2000 anos de teologia, desprezou aquilo que os grandes defendiam no passado e anulou a Graça de Deus. Deus nunca fará o melhor amanhã. Ele sempre faz o melhor a cada momento, pois, Ele não cresce em poder ou em sabedoria, mas aplica seu poder e sabedoria através de sua Graça e isso sempre da melhor maneira possível. A Graça de Deus nunca oferecerá o melhor de Deus amanhã, ela o faz hoje, agora.

Tais afirmações são inconsistentes com a Graça de Deus. Somente a Graça é suficiente para restabelecer o equilíbrio interno no homem. Somente a Graça é suficiente para destronar o pecado da vida do homem e libertá-lo para servir a Deus. SOLA GRATIA.

Permeou a igreja um ensinamento que o cristão deve reivindicar, exigir, cobrar e determinar os benefícios de Deus. Se assim for, logo já não é pela Graça, mas pelo agir do homem. Quando entendemos a doutrina da Graça não determinamos nada, mas humildemente pedimos ao criador que nos abençoe. Outro dia fui orar em certa igreja e o pastor pediu que eu fizesse uma oração poderosa. Antes de orar disse a Deus: “não consigo fazer oração poderosa, pois, não tenho poder diante de ti Senhor. Humildemente orarei ao Senhor Todo Poderoso e se aprouver a Ti responder a glória será tua”.

A graça coloca o homem em seu devido lugar, o de servo que nada tem a determinar ou exigir, mas que clama por misericórdia.

A Graça nos faz participantes das vitórias de Cristo. Paulo diz em Rom 8:37: “que somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou”. Por meio daquele, por intermédio daquele, através daquele que nos amou. Sim nossas vitórias são as vitórias de Cristo e elas são reais e factíveis. Quando vencemos em alguma área de nossas vidas nada mais significa do que Deus nos ter concedido um pouco da vitória de Cristo. Ele disse: “tenham bom ânimo, eu venci”.

O apóstolo João nos diz que: “todo aquele que vence o mundo...”. Aqui neste texto o neutro é que chama a atenção. A ênfase está não na pessoa vencedora, mas no poder vencedor que opera através da pessoa. Por que a Graça sempre aponta para Deus e seu poder.

A Graça nos faz descansar na Soberania de Deus. A Graça nos faz fortes nas horas difíceis, pois, nos mostra a Soberania de Deus. Deus está no controle de todas as coisas e lemos no livro de Jó Cap. 42:2 “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.

Nada chega até nós sem que Deus o tenha permitido e quando isso acontece podemos sempre crer que o plano está se realizando em nossas vidas.

Isso deveria nos atrair para os braços do Pai e ali acharmos descanso e segurança. Olhamos para as vicissitudes da vida e nelas nos alegramos porque sabemos que o Senhor trabalha através delas para nossa edificação. Paulo nos diz em Rom. 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Em todas as coisas Deus trabalha para aqueles que o amam. Observe que esse operar de Deus é exclusivo para aqueles que O amam. Meu irmão se você ama a Deus pode ficar tranqüilo que Ele está usando todas as coisas, operando através de cada circunstância da vida para seu bem. A Graça nos mostra com clareza a Soberania de Deus.

A Graça de Deus nos encoraja a continuar. Se Deus dispensa seu favor aos que são seus, então podemos estar confiantes a continuar a jornada da vida sem temor. Aquele que já garantiu o fim também suprirá os meios. A Graça nos faz repetir aquilo que Samuel disse: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor”. E podemos afirmar sem medo de errar: “e continuará a nos ajudar”.

A Graça nos diz para seguirmos em frente, pois, Ele já foi à nossa frente e conhece todo o caminho. Jesus nunca nos levará onde Ele não tenha estado.

Precisamos nos alegrar na Graça. Precisamos descansar na Graça. Somente a Graça nos aproxima de Deus.

Soli Deo Glória

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

http://ministerioforcaparaviver.blogspot.com/

Nenhum comentário: