terça-feira, 2 de março de 2010

O Que Deus Pensa de Mim?

Vamos deixar que Deus nos analise. Tentemos descobrir, se for possível, o que Ele pensa de nós. A nossa oração será o clamor do salmista:

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos" (Salmos 139:23)

Que a luz do Espírirto Santo brilhe em nós de tal maneira que possamos nos ver como Ele nos vê.
Não procuremos saber o que o mundo pensa de nós. Jornais, livros e conversas podem dar uma idéia a nosso respeito oposta ao que Deus pensa. Pode ser que louvem quando Deus condena, ou pode ser que condenem, quando deus louva. Nem tampouco estamos procurando a opinião de nossos amigos mais íntimos. Até eles podem ser enganados acerca de nós.  

"O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o senhor olha para o coração" (1 Samuel 16:7)

O nosso único desejo é descobrir o que Deus pensa de nós.
Um dia estaremos face a face com o Senhor. E então, à vista do universo inteiro, estaremos descobertos e os segredos de nossos corações serão declarados. A capa que nos esconde do homem não nos esconderá de Deus. Não é melhor descobrir agora o que Ele pensa de nós? ao sermos pesados em sua balança e formos achados em falta, não devemos buscar imediatamente o que nos falta para estarmos corretos diante Dele?


Portanto, pergunto: O que Deus pensa de mim? O que acha em mim, o Deus que sonda o coração? Serei, eu, agradável à Sua vista? O que pensa, Ele, de mim?

      1 - O que Deus pensa do meu trabalho?
  
Será que Ele me julga verdadeiro e sincero, livre de engano e hipocrisia? Não pensemos, agora nos tropeços. A questão é: sou íntegro? Sou sincero? Se os meus motivos são corretos, Ele não notará os meus tropeços. Será que o meu trabalho é de coração, ou meramente profissional? Haverá pensamentos interesseiros em mim? Sou interesseiro? Terá, o dinheiro, influência nas minhas decisões e planos? Será que eu O serviria tão sinceramente se não recebesse nenhuma recompensa do meu trabalho? Sou verdadeiro?

O meu trabalho está dando resultado? A minha vida está honrando a Jesus? Serei, eu, capaz de levar outras pessoas a alcançar poder e vitória em Deus? Posso ganhar almas para Cristo? Faço esforço para isso? Tenho falado a alguém acerca da sua alma durante esse ano? Tenho uma mensagem, ou é minha experiência tão superficial que não impressiona outras pessoas? Será que meus amigos sabem que sou crente?    

      2 - O que Deus pensa da minha vida social?
  
Tenho, eu, obedecido aos mandamentos: "retirai-vos do meio deles, e separai-vos" e "não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis"? Será que tais ações na minha vida são agradáveis a Ele? Pode, Deus, sorrir quando me vê?  Haverá algum prazer terreno que O esteja afastando do meu coração e fechando-o para a sua presença? A minha consciência está calma, ou está pertubada por que faço certas coisas e frequento certos lugares? Estarei, eu, pronto a abandonar tudo e me dedicar a Jesus perante o mundo? Ele deu tudo por mim. desejo agradá-LO ou no meu coração estou discutindo com Ele? Estarei eu, perdendo o tempo que pertence a Ele? Estarei gastando o tempo de folga, assistindo à reuniões sociais, enquanto deveria estar ocupado no serviço d'Ele?    

      3 -  O que Deus pensa da minha vida devocional?

Gastarei bastante tempo a sós com Ele? Ou estarei com pressa nos períodos de devoção? Gosto de me encontrar com Ele no secreto do meu quarto? É, a comunhão, com Ele, doce para mim? é Jesus real em minha vida?ele me satisfaz completamente?

Sou um estudioso da Palavra de Deus? Estudo-a sozinho ou somente nas reuniões públicas? Jesus fala ao meu coração os Seus segredos? Será que estou apropriando-me de Suas promessas?

É, a minha vida, saturada com oração? Recebo respostas das minhas orações? Tenho aprendido a orar eficazmente? Será que eu apenas repito orações, ou realmente oro? Consigo alguma coisa definida pela oração? É a oração, uma experiência real e vital para mim?


      4 -  O que Deus pensa do meu progresso espiritual?

Tenho progredido espiritualmente? Como filho de Deus, estarei crescendo? Estou melhor este ano do que no ano passado? É, Jesus, mais real, hoje, para mim? Podem, meus amigos, perceber a diferença na minha vida? 

Estarei tendo mais vitória sobre o pecado? Tenho o ardente desejo de libertação? Haverá na minha vida algum ídolo estimado que esteja impedindo a Sua Paz e Poder, Sua Presença e Amor? Creio que Jesus é poderoso para me conservar em pé e que Ele é Todo - Poderoso? 

E agora, tendo encarado sisnceramente esses quatro pontos, qual é a minha conclusão? Frequentemente testificamos que Jesus nos satisfaz, mas, agora vamos inverter a pergunta:

Estará, Ele, satisfeito conosco? 
Será que Deus tem prazer em mim? 
Ele estará desapontado, ou contente conosco?
Ele se deleita em nós? 
O que Deus pensa de mim?


                                                                      * * * * * *

Extraído de: "O homem que Deus usa" - Oswald Smith, Capítulo 6 - Ed. Vida 
                                  (Grifos e negritos meus)




Nenhum comentário: