terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Grande Amor de Deus - As Barreiras de Deus

Ele Força os Pecadores Perdidos a Escalar e Transpor Grandes Obstáculos Para Que Possam Chegar ao Inferno

Uma análise das Escrituras revela que Deus criou e colocou imensos obstáculos na trajetória de vida das pessoas, para tentar impedi-las de chegar ao inferno. Os obstáculos para aqueles que vivem no período do fim dos tempos são ainda maiores e mais numerosos. Um estudo bíblico incrível sobre os dias atuais.
Deus Força os Pecadores Perdidos a Escalar e Transpor Obstáculos Para Chegarem ao Inferno!

A maioria de nós pensa que as pessoas "caem" no inferno, por que essa é a linguagem que a Bíblia usa para descrever o inferno. No entanto, a Bíblia também diz, indiretamente, que os homens têm de escalar e transpor obstáculos para chegarem ao inferno. Depois que você compreender esse conceito, sua caminhada espiritual com Jesus Cristo nunca mais será a mesma! Devemos esse maravilhoso ensino bíblico que os homens na verdade têm de escalar e transpor obstáculos para chegar ao Inferno ao falecido evangelista Dr. Monroe Parker (1909-1994).

O Dr. Parker foi um dos homens mais doutos a estudar a Bíblia, e também um dos mais abençoados evangelistas. Este sermão, a partir do qual citaremos com liberalidade, foi o último de sua longa e profícua vida; ele o pregou em Fairbanks, no Alasca, em 30 de junho de 1994. No Dia do Tribunal de Cristo, tenho certeza que o Senhor Jesus Cristo recompensará o Dr. Parker por este maravilhoso sermão. Somos também devedores ao evangelista Ken Lynch, por incluir este sermão em sua compilação de sermões, em seu livro Soul Stirring Evangelistic Voices From the Past and Present.

Meu coração e minha alma ficaram realmente emocionados quando li este maravilhoso sermão. Eu nunca tinha imaginado o conceito que a maioria das pessoas na verdade tem de escalar enormes obstáculos para chegar ao inferno. Em vez disso, como a maioria dos cristãos, e como os não-salvos, eu pensava que uma pessoa "caísse" no inferno. Mas, o Dr. Parker recebeu essa compreensão, dada pelo Espírito Santo, e desejamos agora compartilhá-la com você. Também incluiremos na parte final uma seção especial, que foi adaptada de forma apropriada para o fim dos tempos em que vivemos agora, e para o qual este ministério está dedicado.

O Dr. Parker escolheu como texto-base, Mateus 23:25-39

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor."


"E o SENHOR Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve." [2 Crônicas 36:15-16]

"Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos. Mas, se não derdes ouvidos a estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz o SENHOR, que esta casa se tornará em assolação." [1 Reis 9:7; Jeremias 22:5]

Incentivamos que você leia com atenção a seção acima das Escrituras, observando especialmente o verso 33, em que Jesus diz enfaticamente para os fariseus que eles eram "serpentes" e uma "raça de víboras" e que estavam a caminho do inferno. Na verdade, Jesus falou sobre o Inferno mais freqüentemente do que qualquer outro assunto, e muito mais do que qualquer outro autor inspirado na Bíblia.

Hoje, os modernistas e liberais estão mentindo para suas congregações, dizendo que um "Deus de amor" não enviaria ninguém para o inferno. Eles estão mentindo, dizendo que Jesus Cristo e Deus, o Pai, são amorosos demais para mandarem qualquer pessoa para o inferno. Assim, esses falsos mestres estão dizendo aos seus ouvintes aquilo que eles querem ouvir, e estão verdadeiramente incentivando os ouvintes a adotarem um estilo de vida e um método de crença que é contrário às Escrituras.
Entretanto, quando você compreender os princípios nesta mensagem, saberá que Deus tanto é amor que erigiu todos os tipos de grandes obstáculos com o objetivo de impedir as pessoas de chegarem ao Inferno e deliberadamente colocou esses obstáculos na trajetória de vida de cada pessoa. Portanto, uma pessoa literalmente tem de escalar e transpor todos esses obstáculos para chegar ao inferno!

Nas passagens referidas anteriormente, observe os obstáculos que Jesus menciona em Mateus 23:34. Vamos considerar cuidadosamente a palavra de Nosso Senhor aqui:

"Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade."

Consideremos cada um desses imensos obstáculos que Deus colocou no caminho de cada pessoa:

1) Profetas — São aqueles que receberam a inspirada Palavra de Deus e fielmente a escreveram no papel. Algumas vezes, a mensagem foi entregue oralmente apenas, como no caso de João Batista. Entretanto, a maioria dos profetas das Escrituras escreveu suas mensagens em livros, que mais tarde entraram no cânon e foram incluídos em nossa Bíblia.

2) Sábios — São pessoas de status profissional ou semiprofissional que são consideradas como particularmente capazes de compreender aspectos filosóficos de conhecimento e da experiência." [Greek-English Lexicon of the New Testament: Based on Semantic Domains, Johannes P. Louw e Eugene A. Nida, United Bible Society, pg 384.] Em outras palavras, os sábios eram capazes de pegar os princípios da Palavra de Deus e adaptá-los de forma singular à situação do momento em uma igreja local, por exemplo. Essa foi uma parte considerável do ministério do apóstolo Paulo, e você o vê realizando exatamente essa tarefa de tempos em tempos em suas muitas epístolas.

3) Escribas — Refere-se àqueles que pregam a Palavra de Deus. Esses homens eram versados na Lei Mosaica e nos profetas.

Portanto, Jesus disse aos fariseus que iria enviar profetas, sábios e escribas que o seguiram, e que tentariam dizer a verdade ao povo. Porém, Ele predisse que os fariseus iriam "escalar e transpor" esses obstáculos e persistir em sua descrença!

Os fariseus transporiam esses obstáculos que Jesus Cristo prometeu colocar no caminho deles! Jesus Cristo não teria de enviar esses obstáculos para a descrença dos fariseus, pois eles já tinham a plena revelação de Deus em suas próprias Escrituras hebraicas, que hoje chamamos de Antigo Testamento. Porém, Jesus Cristo, em Seu grande amor, enviou-lhes homens como o apóstolo Paulo, todos os Seus discípulos, Tiago e Judas, para serem grandes obstáculos à descrença dos fariseus. Mesmo assim, os fariseus superaram esses obstáculos e continuaram seguindo no caminho rumo ao Inferno.
Verdadeiramente, Deus é amor, tanto que declara sobriamente: "Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva." [Ezequiel 33:11a]

Cada pessoa que acabar no Inferno terá somente a si mesma para acusar por estar ali; Deus foi amoroso e colocou todos os tipos de obstáculos na trajetória de vida daquela pessoa, que ela teve de ignorar e transpor, ou amaldiçoar e transpor, para chegar ao inferno.

1) Influências da infância [pg 48] — Todas as crianças pequenas se deixam impressionar. Muitas delas vão para a Escola Dominical pelo menos em algum tempo em sua infância. Muitas mais participam de programas sistemáticos, como os acampamentos cristãos. Mesmo assim, 80% dessas crianças nunca são salvas e, mais tarde, param de ir à igreja. Citando o Dr. Parker, "Não foi fácil para você, como uma criança pequena, colocar essas impressões de lado. Não foi fácil para você escalar essas boas impressões, superar aquela pequena montanha de boas influências. Seus pés eram macios, sua mente se deixava impressionar com facilidade, e seu coração era mole. Não foi fácil colocar a convicção de lado, mas você rejeitou essas influências e seguiu no caminho em direção ao Inferno." [pg 48] "E disse Deus: Não quero ver aquela criança se perder. Colocarei outra barreira entre ela e o poço do abismo." [Ibidem]

2) Escalando e Transpondo a Palavra de Deus [pg 48] — E Deus criou esta bendita montanha, a Palavra de Deus... 'a rocha impregnável das Escrituras Sagradas... você não pode negligenciá-la sem convicção... é a infalível e autorizada Palavra de Deus, por mais que você tente negar, e por mais que ouça os falsos mestre da atualidade, que dizem que a Palavra de Deus não pode ser compreendida e não é confiável. Quando você estiver diante do Grande Trono Branco do julgamento, a Palavra de Deus, a Bíblia, estará diante de você, quando Jesus pronunciar Seu julgamento divino e lançá-lo no Inferno. Você precisa deliberadamente escalar e transpor a Palavra de Deus para chegar ao Inferno.

3) Escalando e Transpondo a Oração dos Santos — [pg 50] — "Todos os que chegarem ao Inferno serão intrusos ali. A pessoa escalou e transpôs a revelação e o chamado de Deus, e superou e transpôs a oração dos santos." A maioria das pessoas na civilização ocidental tem muitos parentes e familiares que são salvos, que oram diligentemente por elas. Em alguns casos, mães e pais amorosos oram por seus filhos durante décadas. Nas noites das quartas-feiras e dos domingos, nossa igreja pede que os membros façam seus pedidos de oração pelas pessoas em suas vidas que não são salvas. Na maioria dos casos, as pessoas por quem oramos são familiares incrédulos; entretanto, regularmente oramos por colegas de trabalho, chefes, e pelas pessoas que estão nos perseguindo. Você precisa transpor essas montanhas de orações para chegar ao Inferno.

4) Escalando os Caixões — [pg 51] — "Quando eu estava na faculdade cristã, desviei-me de Jesus Cristo, de Seu chamado para a minha vida e de Seu grande amor. Minha mãe, meu pai e muitas outras pessoas oraram por mim durante quinze longos anos. Finalmente, em 1980, Deus levou meu amado Pai para o lar celestial, em um acidente na mesa de cirurgia de um grande hospital. No velório, o cirurgião passou várias horas conosco, e chorou conosco. Ele ficava repetindo: 'A morte dele foi tão incrível; pareceu um acidente; não consigo acreditar que ele tenha morrido; foi o primeiro paciente que perdi nos muitos anos em que realizo essa operação; ele não deveria ter morrido!' Todos os demais membros da minha família expressavam o mesmo sentimento. Porém, minha mãe e eu sabíamos que Deus tinha levado meu pai para o lar celestial antes da hora porque queria me despertar." "E Ele conseguiu. Daquele momento em diante, não consegui mais superar a realidade da minha mortalidade e da minha pecaminosidade. Menos de seis meses depois, sucumbi e voltei para Jesus Cristo. Deus tinha colocado um obstáculo na minha vida que eu não pude escalar. Eu me ajoelhei diante daquele obstáculo montanhoso e me arrependi dos meus pecados, e fui maravilhosamente restaurado na comunhão com meu Senhor e Salvador Jesus Cristo! Graças a Deus por colocar aquele obstáculo na minha trajetória de vida! Catorze anos depois, minha irmã foi similarmente convencida e restaurada, quando minha mãe morreu." A maioria de nós tem esse tipo de obstáculo que Deus coloca na trajetória de nossas vidas. Deus realmente leva pessoas salvas para o lar celestial para que alguém mais que está em rebelião ou que nunca se decidiu, possa perceber a futilidade de continuar em seus pecados. A maioria das pessoas que vive em um país ocidental terá pisado sobre os caixões de muitos familiares salvos para continuar em sua escalada rumo ao Inferno. Mas, você sabe, Deus fala por meio da morte dos incrédulos para aqueles que ainda estão vivos, e Sua mensagem é quase sempre a mesma — "Arrependa-se, volte para Meu Filho Jesus Cristo, antes que seja tarde demais para você também."

5) Escalando e Transpondo a Cruz [pg 53-54] — A Cruz no Gólgota — O lugar onde nosso amado Salvador Jesus Cristo morreu por nossos pecados para que não tivéssemos de morrer — é a montanha que todos os perdidos precisam escalar e transpor para chegar ao Inferno. "... há uma montanha que sei que você terá de escalar. Não é uma montanha muito alta, mas é bem rude. Ela tem o formato de uma caveira. E no alto daquela caveira há uma velha e rude cruz. Naquela cruz está um cordeiro sangrando. Não, graças a Deus. Ele não está mais na cruz; Ele não está no sepulcro. Mas Ele morreu em uma cruz, e se você for para o céu, irá pelo caminho da cruz." Cantamos essa maravilhosa verdade neste querido coro: "Pelas montanhas ou pelo mar; pela fornalha que vem nos provar, pelas tristezas, mas sempre a cantar, Deus aos seus filhos em paz vai guiar" [Coro de "Deus Guia Seus Filhos em Paz"] Todos os seres humanos terão de ir pelo caminho da Cruz. Os salvos irão se apegar à cruz e amá-la, enquanto os perdidos tripudiarão o Senhor Jesus Cristo ao escalarem sobre a cruz para que possam continuar em seu caminho rumo ao Inferno. Mas, além de calcar aos pés o Salvador ferido, você também terá de escalar e transpor a cruz para chegar ao Inferno. "Você terá de pisar sobre Jesus, pisar sobre Seu coração, tripudiar sobre Seu sangue, rejeitar Seu amor." [Ibidem, pg 53]

6) Escalar e Transpor os Testemunhos "Aleatórios" — Em tantas ocasiões, quando estive lutando com alguma coisa, Deus fez alguém cruzar meu caminho e me dar uma palavra de encorajamento, ou de transmitir uma determinada verdade que eu precisava ouvir naquele momento. Algumas vezes, vi um aviso escrito à mão que dizia simplesmente "Cristo Salva". O Espírito Santo realiza esse trabalho na vida de tantas pessoas, salvas e perdidas. Naquele momento em particular na vida de uma pessoa, quando elas estão lutando com a convicção do pecado, ou com alguma questão espiritual, Deus fará alguma mensagem cruzar a trajetória de vida daquela pessoa. Multidões de pessoas levantarão seus olhos no Inferno, gritando ao se lembrarem desses incidentes "aleatórios" com os quais o Espírito Santo tentou alcançá-las. O Dr. Parker concluiu seu sermão sobre esse assunto importantíssimo com uma eloqüência que preciso compartilhar com você. "Bate, bate, bate. Quem está batendo na porta do seu coração nesta noite? É Jesus Cristo." 'Jesus! Onde você recebeu essas cicatrizes?' 'Estas cicatrizes? Ponha seu dedo aqui nesta marca deixada pelo prego. Ponha aqui. Aperte com sua mão aqui. Sinta aqui, onde os espinhos perfuraram minha fronte. Sinta aqui onde eles puxaram com violência minha barba. Sinta aqui, onde a correia do chicote rasgou minha carne. Você não pode sentir a grande cicatriz. Ela está na Minha alma. Recebi essas cicatrizes quando morri por você.'" "E, se você sente um pouco de gratidão, se tem qualquer agradecimento em seu coração, se tem qualquer firmeza de caráter, não vejo como pode tripudiar o Filho de Deus, que morreu para livrá-lo do Inferno. Não escale e transponha essa montanha que é Jesus. Não resista a este apelo nesta noite. Não resista ao chamado do Espírito Santo de Deus neste culto. Vamos nos ajoelhar e fazer uma oração." [Ibidem, pg 54] Aplicação Singular Deste Princípio ao Fim dos Tempos Mas, espere. Ainda não concluímos este estudo. Ainda temos algum trabalho para fazer com este importantíssimo assunto. Veja, o fim dos tempos está se aproximando rapidamente. Como um trem de carga, o julgamento final de Deus sobre o mundo pecador está vindo sobre a humanidade. As palavras de advertência do apóstolo Paulo quase 2.000 anos atrás têm um peso cada vez maior para as pessoas que vivem nestes dias. Veja: "Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações." [Hebreus 3:7-8] Precisamos estudar mais uma ocorrência em que Deus levantará enormes obstáculos no fim dos tempos para evitar que as pessoas cheguem ao Inferno. Você ficará chocado quando ler as profecias do fim dos tempos com esta idéia em mente.

7) Escalar e Transpor os Eventos do Fim dos Tempos — Em julgamento após julgamento, Deus está realmente levantando enormes obstáculos no caminho de toda a humanidade, que ela terá de escalar e transpor para chegar ao Inferno. Esse obstáculo que Deus colocou no caminho das pessoas está em risco de ser erodido completamente pelo Grande Enganador, Satanás, que consegue lançar desinformações para os pecadores e para os cristãos. Para os incrédulos, Satanás consegue esconder o fato que a profecia é real e deve ser observada. Para os cristãos, Satanás conseguiu reinterpretar as Escrituras, para que os cristãos não percebam que as profecias referentes ao fim dos tempos estão sendo cumpridas nas notícias do dia a dia. Além disso, Satanás colocou um desejo por crescimento numérico da igreja na mente e nos corações até mesmo dos pastores fundamentalistas, que estão receosos de apontar para as profecias que estão sendo cumpridas nas notícias do dia a dia, temendo que isso possa causar divisão na congregação e inibir o crescimento. Hoje, muito pastores fundamentalistas são culpados por erodirem esse imenso obstáculo que Deus criou para evitar que as pessoas cheguem ao Inferno.

Considere:

7a) Escalando e Transpondo o Arrebatamento da Igreja — Quando Jesus Cristo chamar Sua igreja para encontrar-se com Ele nos ares, estará colocando o mais chocante cumprimento de uma profecia bíblica diretamente nas vidas de todos os incrédulos que viverem na Terra! Pense no choque terrível quando dezenas de milhões de pessoas subitamente desaparecerem em um piscar de olhos! Quantas pessoas que estiverem conversando com incrédulos não desaparecerão antes de concluírem uma frase? Quantos incrédulos serão testemunhas oculares desse evento inusitado na história? Se Jesus Cristo planeja deixar que as roupas dos salvos caiam no chão quando eles forem tomados para o alto, recebendo instantaneamente seus corpos glorificados, então realmente teremos um evento que causará um choque em todos aqueles que forem deixados para trás, como nenhum outro evento precedente.

Considere a abertura dos sepulcros dos salvos que já morreram. Você já parou para pensar que Jesus Cristo não precisaria abrir os sepulcros no Arrebatamento? Ele poderia simplesmente dar os corpos glorificados para as almas dos santos já falecidos que estão com Ele no Paraíso, e então fazer com que eles se encontrem com os arrebatados nos ares, junto com Ele! A única razão por que Jesus abrirá fisicamente os sepulcros é para criar um sinal poderoso na história mundial, da Sua realidade, da fidelidade de Sua Palavra, e de Seu poder onipotente. Você pode imaginar a cena em um típico cemitério, com dezenas, talvez centenas de túmulos abertos, com a terra lançada para fora e o caixão aparecendo? Lembre-se que todo o mundo logo saberá que o único denominador comum compartilhado por todos aqueles que foram arrebatados, ou aqueles cujos sepulcros foram abertos, era o fato de serem cristãos fundamentalistas na fé no Senhor Jesus Cristo e que tinham recusado todas as oportunidades de se desviar dessa fé fundamental. Até mesmo os líderes de Nova Era e de outros grupos ocultistas estão prevenindo seus seguidores a respeito do Arrebatamento! Você sabia disso? Eles os estão preparando de antemão com falsas explicações para que não percam todos os seus seguidores quando o Arrebatamento ocorrer (Leia o artigo N1044, "O Arrebatamento da Igreja Está Próximo: Ambos os Lados Estão Esperando Ansiosamente", para ver como o mundo do ocultismo está na expectativa de que o arrebatamento ocorra dentro de pouco tempo.)
O arrebatamento da igreja criará a montanha mais difícil e a mais alta que os incrédulos precisarão escalar e transpor para que possam chegar ao Inferno.

7b) Escalando e Transpondo o Aparecimento do Anticristo — O aparecimento do Anticristo na cena internacional será outra montanha imensa que Deus colocará no caminho para advertir as pessoas. O aparecimento do Homem do Pecado é coberto com tantos detalhes nas Escrituras proféticas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, que quando ele aparecer em cumprimento exato dessas profecias, as pessoas de todo o mundo terão uma enorme razão para subitamente crer nas Escrituras. Logicamente, a vasta maioria das pessoas não pensará assim, mas elas não terão desculpas quando estiverem diante de Jesus Cristo, assentado no Grande Trono Branco para o Juízo Final. Você já parou para pensar que o Anticristo não poderia aparecer enquanto a maioria das pessoas estivesse familiarizada com as profecias a respeito do seu aparecimento? Não, Satanás teve de aguardar para colocar em cena o Anticristo até que a vasta maioria das pessoas fosse totalmente ignorante a respeito dos ensinos bíblicos, especialmente a profecia bíblica. Esse é o significado da chocante afirmação do apóstolo Paulo sobre o aparecimento do Anticristo em 2 Tessalonicenses 2:3: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." A palavra traduzida como apostasia aqui tem dois significados: pode significar um afastamento da fé, e pode significar o súbita partida de alguma coisa. Neste contexto, acredito que a palavra signifique as duas coisas. O Anticristo poderia ter aparecido no tempo de Paulo, mas foi impedido pelo Espírito Santo, pois ainda não era o tempo indicado por Deus. Mas, conforme o tempo indicado se aproxima, a igreja cristã começará a se afastar da fé dos nossos pais, abrindo assim a porta para o Anticristo aparecer! Em outras palavras, os atuais apóstatas da igreja cristã estão abrindo a porta para o Filho da Perdição aparecer! Mas, então, a segunda parte do significado dessa palavra grega, apostasia, é o Arrebatamento — a súbita partida dos crentes verdadeiros. Em seguida, o Anticristo poderá aparecer! A Bíblia prediz que o Anticristo poderá realizar os mais estupendos sinais e maravilhas que a humanidade já viu. Ele realizará esses "sinais e maravilhas da mentira" de modo a convencer as pessoas de que ele é Deus, para que elas se prostrem e o adorem. Entretanto, qualquer um que vir esse sujeito aparecer e afirmar ser Jesus Cristo em sua segunda vinda, realizando todos aqueles sinais e maravilhas, deve saber, sem sombra de dúvida, que está testemunhando o cumprimento da profecia bíblica diante de seus olhos. As pessoas terão de escalar e transpor essa enorme montanha da profecia bíblica cumprida para continuar em sua marcha até o Inferno.

7c) Escalando e Transpondo as Profecias Cumpridas Após o Aparecimento do Anticristo — Quando o Anticristo aparecer, qualquer pessoa no mundo poderá apanhar qualquer tradução da Bíblia, até mesmo uma Bíblia católica, e compreender os eventos que estão prestes a acontecer, de forma bem rápida.

1. Apocalipse 6:3-4 — Jesus diz a todos que queiram ouvir que o mundo experimentará uma grande guerra, vinda de um demônio que estará montado em um cavalo vermelho, e portando uma grande espada. Se a Bíblia que a pessoa estiver lendo nesse momento tiver notas de rodapé, a pessoa provavelmente será levada à passagem em Daniel 7:20 e 24, onde vemos que três dos dez reinos originais que foram formados imediatamente antes de o Anticristo ascender ao poder serão totalmente destruídos. As pessoas que viverem nas terras que não forem destruídas por essa guerra deverão estar totalmente cientes que a profecia bíblica está sendo cumprida e cair de joelhos, pedindo perdão por meio do sangue derramado de Jesus Cristo.

2. Em Apocalipse 6:5-6, vemos que uma grande fome atingirá muitas regiões do mundo, com uma força sem precedentes. Novamente, todos os que não forem mortos deverão estar plenamente cientes que as profecias bíblicas estão sendo cumpridas.

3. Em Apocalipse 6:7-8, vemos que grandes pragas atingirão o planeta após o aparecimento do Anticristo. Novamente, se a Bíblia que estiver sendo lida tiver notas de rodapé, o leitor será levado a Lucas 21:11, onde Jesus Cristo prediz as doenças mortais e desconhecidas que não poderão ser tratadas.

4. As pessoas terão de escalar e transpor o testemunho daqueles que serão martirizados por causa de Jesus Cristo durante o período da Tribulação. Não somente os incrédulos verão a recusa dos cristãos em adorar o Anticristo, mas poderão ver a profecia bíblica sendo cumprida diante de seus olhos, à medida que milhões de cristãos forem martirizados por causa de sua fé. [Leia Apocalipse 6:9-11; 7:9-17; 12:11; 14:12-13] Jesus Cristo proclamou de forma tão enfática a vindoura perseguição dos cristãos fiéis após a ascensão do Anticristo que qualquer pessoa com conhecimento bíblico, ou com uma Bíblia para ler, terá de escalar e transpor essa enorme montanha dos testemunhos desses corpos mortos, para conseguir chegar ao Inferno!

5) As pessoas terão de escalar e transpor o testemunho do aparecimento do Falso Profeta religioso, que agirá em nome do Anticristo e operará os mesmos sinais e maravilhas da mentira. Além disso, terão de escalar e transpor o testemunho do esforço global de forçar todos a receberem a marca da besta [Apocalipse 13:16-18] ou então serem decapitados [Apocalipse 20:4]. Mais uma vez, as pessoas terão de escalar e transpor essa enorme montanha que Deus colocará em suas vidas para que possam continuar em sua caminhada rumo ao Inferno.

6. As pessoas terão de observar os judeus reconstruírem seu Terceiro Templo e reiniciarem os sacrifícios de animais, como no Antigo Testamento, exatamente como as profecias predizem. [Mateus 24:15; Daniel 9:27; 11:31; 12:11] As pessoas terão de escalar e transpor esse testemunho para continuar em sua marcha rumo ao Inferno.

7. As pessoas terão de ignorar toda a seqüência de desastres naturais que Deus prediz no livro do Apocalipse, após o aparecimento do Anticristo. Deus predisse que fornecerá uma série historicamente sem precedentes de terremotos, meteoros, fomes, aquecimento solar fora do normal, para que o calor castigue os homens, e os anjos reterão os ventos dos quatro cantos da terra [Apocalipse 7:1 — Você sabia que a Terra realmente tem quatro cantos? Leia o artigo N1621, "Cientistas Admitem a Possibilidade de Grandes Inundações nas Áreas Costeiras Provocadas por Ondas Gigantes, as Tsunamis", para ver o provável impacto da retenção dos ventos que causam os quatro cantos da Terra.] O fato de Deus ter permitido a Satanás revelar os segredos do Controle do Clima à elite governante deste presente mundo mau de modo algum reduz esta profecia. Deus regularmente torna possível para os homens ímpios obterem certa capacidade para executar Seu julgamento sobre Israel, e fará isso novamente no fim dos tempos.

8. As pessoas terão de ignorar os 144.000 israelitas que darão testemunho do evangelho, que Deus chamará para levar o evangelho até aos confins da Terra. Esses 144.000 missionários capacitados de forma sobrenatural farão o maior reboliço possível, pois as pessoas odiarão ver seus atos expostos como pecados e ficarão especialmente enfurecidas por não conseguirem matar esses missionários, até que a missão deles seja concluída. [Apocalipse 7:3-8] Além disso, as pessoas ficarão realmente irritadas com as duas testemunhas, preditas em Apocalipse 11:1-13. Durante três anos e meio, essas duas testemunhas proclamarão fielmente a Palavra de Deus e o evangelho de Jesus Cristo! Sempre que alguém, portando qualquer arma, tentar matá-las, ele mesmo será morto! As pessoas verão o espetáculo predito da morte dessas duas testemunhas, que finalmente ocorrerá quando elas concluírem seu testemunho, e seus corpos jazerão nas ruas por três dias e meio, e todas as redes de televisão transmitirão a súbita ressurreição e a inacreditável ascensão delas aos céus! As pessoas realmente terão de fazer muito esforço para escalar e superar essa enorme montanha que Deus colocará diante delas; mas elas escalarão, pois os homens realmente querem passar a eternidade longe de Deus. A única coisa que eles não querem é serem punidos por um Deus ilimitado, por um período de tempo ilimitado, e em um grau ilimitado! Mas, não se engane sobre o fato que a maioria dos incrédulos não quer passar a eternidade com Deus, a quem eles detestam. Como Charles Haddon Spurgeon diz em seu livro monumental The Treasury of David, como uma nota de rodapé ao Salmo 1: "Os pecadores não podem viver no céu. Eles estariam fora de seu ambiente. É mais fácil um peixe viver em cima de uma árvore do que um ímpio no Paraíso. O único modo para eles poderem suportar o Céu é nascendo de novo e tornando-se novas criaturas com corações puros, capazes de desfrutar plenamente da presença de Deus, da presença dos anjos e da presença dos redimidos." As pessoas terão de escalar e transpor essas enormes montanhas de testemunhas que Deus erigirá, de modo a atingir o objetivo de chegarem ao Inferno.

9. As pessoas terão de escalar e transpor a montanha de calendários proféticos cumpridos. Deus predisse que, desde o tempo em que o Anticristo firmar a aliança com os líderes de Israel (Daniel 9:27), o Anticristo terá sete anos judaicos de 360 dias cada, ou um total de 2.520 dias, antes de Jesus Cristo retornar na Batalha do Armagedom. Além disso, exatamente na metade do período (1.260 dias), a Bíblia diz claramente que o Anticristo entrará no Templo reconstruído e profanará o Santo dos Santos, declarando-se Deus, colocando uma imagem falante ali e, possivelmente, até sacrificando um porco sobre o altar. [Daniel 9:27; Mateus 24:6-14 e 2 Tessalonicenses 2:3-4] Assim, quando as pessoas virem o Anticristo sendo ungido como o Messias judaico, assinando o pacto nacional com Israel, podem contar exatamente 1.260 dias para que, naquele dia, o Anticristo profane o Santo dos Santos. Em seguida, após ele profanar o Templo, elas podem saber que exatamente 1.260 dias depois, Jesus Cristo retornará para destruir as forças do Anticristo e lançá-lo junto com o Falso Profeta no lago de fogo. Essa será talvez a montanha mais alta que as pessoas terão de escalar e transpor para que possam chegar ao Inferno. Deus deu às pessoas o calendário mais preciso possível em que esses eventos-chave ocorrerão. A única razão pela qual Ele deu essa profecia precisa é para converter os corações dos ímpios quando eles virem esses eventos ocorrerem, para que possam se arrepender no "dia que se chama hoje". Montanhas de Obstáculos, Uma Cordilheira de Obstáculos Quando considero todas as profecias cumpridas nas Escrituras, que serão cumpridas diante dos olhos das pessoas, posso ver uma cordilheira que as pessoas terão de laboriosamente escalar e transpor para poderem continuar em sua marcha até o Inferno. Agora, você pode compreender a admiração de Deus, expressa em Apocalipse 9:20-21: "E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos." Diante do Grande Trono Branco, Jesus Cristo mostrará a cada homem e mulher que viveu durante o período da Tribulação a enorme cordilheira formada pelo conjunto de profecias bíblicas cumpridas, que Deus colocou na trajetória de vida deles para fazê-los reconhecer que Ele é Deus, que eles são pecadores perdidos, e então se arrependerem e se converterem, para serem salvos.

Infelizmente, centenas de milhões de pessoas escalarão e transporão essa cordilheira de obstáculos para que possam continuar em sua marcha em direção ao Inferno. Essas pessoas estarão sem desculpas.

E você, meu amigo ou minha amiga? Está escalando as enormes montanhas de evidências que Deus criou, ignorando os apelos de Deus para que você se arrependa e se converta, de modo a sair do caminho que leva à perdição e passar a seguir no caminho da salvação no céu?

________________________________________

Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações.

Estes tempos difíceis em que vivemos também são tempos em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas. Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar.

Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente.

Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Que Deus o abençoe.

Data de publicação: 30/1/2006
Revisão: V. D. M. — Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/n2105.asp (Eventos Atuais)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

7 Certezas Sobre o Arrebatamento

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4.13-18). Primeira certeza: os mortos não estão mortos "Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem" (v.14). Esta certeza consiste em três partes: a) No Novo Testamento, a ressurreição se refere principalmente ao corpo O "dormir" dos crentes ou a expressão "os que dormem" dizem respeito aos corpos dos cristãos (At 13.36-37; Rm 8.10-11,23; 1 Co 15.35-46). A Bíblia não ensina o "sono" da alma! Por exemplo, o homem rico e Lázaro, depois que morreram, estavam respectivamente no reino dos mortos (hades) e no paraíso, mas absolutamente conscientes (Lc 16.19-31). O corpo, que deixamos por ocasião da morte, "dorme"; mas o espírito do crente – sua personalidade, seu ser, sua consciência – encontra-se com Cristo a partir do momento da morte. O apóstolo Paulo estava totalmente convicto dessa realidade, motivo porque escreveu: "...tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor" (Fp 1.23). Quando os saduceus discutiram com Jesus acerca da ressurreição dos mortos, Ele lhes disse: "E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou (Êx 3.6): Eu sou o Deus de Abraão, o Deus o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos" (Mt 22.31-32). O Senhor Jesus Cristo diz: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente..." (Jo 11.25-26). Em João 8.51 Ele também acentua: "...se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente." Se bem que o corpo adormece, o espírito daquele que crê em Jesus continua vivendo. Em 2 Coríntios 5.8 está escrito que "deixar o corpo" significa ao mesmo tempo "habitar com o Senhor". Em outras palavras: assim que deixamos o corpo estamos com Cristo. Romanos 8.10 se refere a uma verdade espiritual que já aconteceu, mas por outro lado essa verdade também se aplica ao futuro após a morte: "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça." Em 1 Tessalonicenses 4.16 lemos acerca dos "mortos em Cristo". Uma vez que Jesus ressuscitou e vive, também vivem todos os que dormiram nEle. Espiritualmente eles estão em Cristo e vivem com Cristo ("Pois a nossa pátria está nos céus" – (Fp 3.20), fisicamente eles serão ressuscitados. b) A esperança de estar com Cristo Mas a realidade é ainda mais maravilhosa, e isso também faz parte da certeza da salvação e do arrebatamento. Como cristãos, não dizemos por acaso: "O Senhor levou tal irmão ou tal irmã". Realmente é verdade que um cristão é buscado por Jesus, enquanto um não-crente é levado pela morte. A Igreja de Jesus não verá a morte: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança" (1 Ts 4.13). Os outros estão fora (v.12), não estão em Cristo! O versículo 14 trata dos que dormem em Jesus: "Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem." Isso fica mais claro na Edição Revista e Corrigida: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele". Os cristãos que morreram foram postos para dormir por Jesus, assim como uma mãe ou um pai põem seus filhos para dormir à noite. Isso significa na prática: quando um crente morre, ele é buscado por Jesus, e assim não verá a morte. Estou convicto de que o Senhor está presente na morte de cada um de Seus filhos, para levá-los para junto de Si. c) A garantia de que os mortos virão com Cristo A promessa de que Deus, "mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem" é uma afirmação revolucionária. É importante observar que não está escrito: "trará para Ele", mas "trará, em sua companhia", ou seja, "trará com Ele". O próprio Senhor comunica ao apóstolo – e assim a toda a Igreja – que os mortos em Cristo não serão prejudicados de modo algum, mas que até terão a primazia. Quando voltar, Jesus trará consigo os que morreram nEle, pois eles já estão com Ele (1 Ts 4.14-15), e ressuscitará seus corpos mortos em primeiro lugar (v.16). Somente depois disso acontecerá a transformação dos crentes ainda vivos, e então eles serão arrebatados juntos ao encontro do Senhor (v.17). Examinemos o versículo 14 em duas outras versões: "Visto que nós cremos que Jesus morreu e depois voltou à vida, podemos também crer que, quando Jesus voltar, Deus trará de volta com Ele todos os cristãos que já morreram" (A Bíblia Viva). "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (Edição Revista e Corrigida). Portanto, isso significa simplesmente que os trazidos com Jesus em Sua vinda são os espíritos sem corpo dos que morreram em Cristo. Primeiro, seus corpos serão ressuscitados e juntados aos espíritos. Depois os crentes vivos serão transformados e toda a Igreja será levada para o céu com Jesus. O fundamento dessa esperança de ressurreição foi criado exclusivamente por Jesus através da Sua morte e ressurreição. Disso consiste a força e o poder da ressurreição. Agora, o que importa é se cremos na Sua morte e ressurreição (v.14). Certa vez Jesus perguntou aos Seus discípulos: "Quem dizeis (ou crêdes) que eu sou?" (Mt 16.15). Então Pedro deu a única resposta certa: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v.16). Na sua opinião, quem é Jesus? Segunda certeza: o Senhor voltará pessoalmente "Porquanto o Senhor mesmo... descerá dos céus..."(1 Ts 4.16). A ressurreição/o arrebatamento será o momento em que o Senhor Jesus deixará Seu trono no céu e virá pessoalmente ao encontro da Sua Igreja a fim de levá-la para a casa do Pai. Assim como um noivo vai ao encontro da sua noiva, o Salvador virá ao encontro dos que comprou pelo Seu sangue e os conduzirá para Sua glória. O Senhor não enviará um anjo ou qualquer outro emissário para fazer isso, Ele virá pessoalmente. Então se cumprirá literalmente a promessa de João 14.3: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também." Assim como Ele em pessoa nos salvou e morreu na cruz por nós, assim como Ele mesmo foi preparar-nos lugar – Ele voltará pessoalmente para buscar-nos para Si, para que estejamos onde Ele está. Em inúmeras passagens do Novo Testamento somos conclamados a esperar a volta de Jesus a qualquer momento (por exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb 10.37). Terceira certeza: a palavra de ordem "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A Edição Revista e Corrigida diz: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro". Segundo meu entendimento, o próprio Senhor dará esta palavra de ordem, pois Ele é o Soberano a quem todos os exércitos celestiais obedecem. Isso é indicado nas seguintes passagens: "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão" (Jo 5.25). Jesus, o Bom Pastor, também disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10.27-28). Você já é uma ovelha do rebanho de Jesus? A resposta a essa pergunta tem importância decisiva em relação à eternidade. Você já tem um relacionamento pessoal com Jesus, por tê-lO recebido em sua vida (Jo 1.12)? Você pode dizer com certeza que é um filho de Deus? Se não o pode, pedimos que você dê esse passo decisivo ainda hoje! • Quando o Senhor Jesus ressuscitou a Lázaro, lemos que Ele clamou dando uma ordem: "...(Jesus) clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!" (Jo 11.43). Devemos imaginar o seguinte: no decorrer dos tempos, milhões de pessoas crentes no Senhor Jesus dormiram, ou seja, faleceram. Aí chega a hora do arrebatamento. O Senhor se levanta do Seu trono e clama: "Vem para fora!" Então as sepulturas se abrirão, e nenhum dos que foram comprados pelo Seu sangue ficará para trás. Não importa se seus corpos foram queimados, se morreram contaminados por radiação nuclear ou se estão nas profundezas dos mares – Ele é o Criador, Ele os ressuscitará e os conduzirá ao encontro de seus espíritos/almas. • No Salmo 33.9 está escrito acerca dEle, o Filho do Altíssimo: "Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir" (compare também Is 55.4). Essa "palavra de ordem" do Senhor vem da linguagem militar. Ela é semelhante à voz de comando de um general que chama suas tropas para o combate. Por ocasião do arrebatamento, o General celestial dará ordem às tropas que lutam por Ele, que deveriam estar revestidas de toda a armadura espiritual (Ef 6.11ss), para que deixem o campo de batalha sobre a terra e venham com Ele para a Sua glória. Quarta certeza: a voz do arcanjo "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A designação "arcanjo" se aplica a apenas um anjo na Bíblia, isto é, a Miguel: "Contudo, o arcanjo Miguel..." (Jd 9). Miguel significa "Quem é como Deus?" Este anjo é um dos mais importantes em hierarquia (Dn 10.13). No tempo de Daniel, Miguel lutou contra um príncipe dos demônios no mundo celestial e veio ajudar Gabriel, para que este pudesse confirmar a Daniel que suas orações haviam sido atendidas (Dn 10.12-14 e 21). Anteriormente este arcanjo também lutou com Satanás pelo corpo de Moisés: "Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo difamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" (Jd 9). No final, Miguel e seus exércitos de anjos lutarão contra os exércitos de demônios de Satanás, os vencerão e lançarão sobre a terra para que não tenham mais acesso ao céu (Ap 12.7-9). Por que se ouvirá a voz do arcanjo Miguel no momento do arrebatamento? Por que e para que ele levantará a sua voz – após a palavra de ordem do Senhor para o arrebatamento? A chave ou a resposta para isso está nas significativas palavras do arcanjo Gabriel ao judeu Daniel: "Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe" (Dn 10.21). Este arcanjo intervém de modo especial em favor do povo de Israel: "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo..." (Dn 12.1). Devemos lembrar que no momento em que o Senhor Jesus Cristo der a ordem para a ressurreição e para o arrebatamento da Sua Igreja, a dispensação da graça terminará. Então o "corpo de Cristo" estará completo, então o Pentecoste em sentido inverso (a retirada do Espírito Santo) acontecerá e a Igreja será levada para o céu. Depois disso será restabelecida novamente uma espécie de "situação do Antigo Testamento" – a conexão entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel. Lembremo-nos apenas do quinto selo e daqueles na Grande Tribulação "...que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" (Ap 6.9-10). Conforme meu entendimento, estes não pertencem à Igreja, pois verdadeiros discípulos de Jesus não pedem vingança. Pelo contrário. Ao morrer apedrejado pelos fariseus e escribas, Estevão clamou: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu" (At 7.59-60). Quanto às condições típicas do Antigo Testamento durante a Grande Tribulação, lembremos também das duas testemunhas, que farão milagres, ferirão a terra com toda sorte de flagelos e farão sair fogo das suas bocas para devorar os inimigos (Ap 11.3-6; compare também Lc 9.54-55). A Igreja de Jesus era um mistério, ela foi inserida por Deus entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel. Depois que ela for arrebatada, começará a 70ª semana de anos (ligada à 69ª semana) de Daniel 9. Enquanto a Igreja estiver na casa do Pai celestial, o mundo e Israel entrarão na Grande Tribulação. Assim, o povo judeu passará outra vez inteiramente para o centro da ação de Deus. Por isso o príncipe angélico de Israel entrará novamente em ação (como no caso de Daniel), e levantará a sua voz. Para quê? Em favor do povo de Israel: "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro" (Dn 12.1). "Naquele tempo" significa: quando a Igreja tiver sido arrebatada, o anticristo tiver aparecido e a Grande Tribulação tiver começado, o arcanjo Miguel intervirá em favor do povo de Israel, pois então começará a salvação do remanescente de Israel: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará... Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão" (Dn 12.2-4 e 10). A voz do arcanjo em geral também é entendida como uma chamada coletiva de reunião e recolhimento dos santos do Antigo Testamento. Atualmente muitos israelitas já chegaram ao conhecimento mais elevado que existe: eles creram em Jesus Cristo, o seu Messias! E o próprio Senhor acrescenta sempre mais judeus à Sua Igreja, como se conclui pelo seguinte relato: (...) Cinco pessoas foram batizadas em outubro. Shalom e Ora, um jovem casal israelense, e duas filhas converteram-se através de sua vizinha, que freqüenta regularmente a igreja. "É algo especial", escreve John Pex, "quando jovens judeus reconhecem o seu Messias – principalmente quando um casal se converte e é batizado". (...) A loja da Sociedade Bíblica em Tel Aviv está muito bem localizada e é visitada por muitos israelenses. Andy Ball, seu diretor, relata o exemplo de uma mulher ortodoxa que comprou um Novo Testamento na loja: ela queria conhecer a fé cristã em primeira mão. Uma funcionária do governo queria um Antigo Testamento em árabe para outra pessoa e nessa oportunidade comprou um Novo Testamento para si própria. A loja bíblica também abastece outras casas de comércio, universidades e hotéis com Novos Testamentos, livros e artigos cristãos... (Amzi 3/98) Ao profeta Daniel foi ordenado: "Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará." Que tipo de saber se multiplicará? Resposta: cada vez mais judeus reconhecerão que Jesus é o Messias. Já observamos o início disso hoje em dia. O número de membros das igreja judaico-messiânicas multiplicou-se por 10 nos últimos 30 anos! Mas, voltando à voz do arcanjo: podemos imaginar que Miguel acompanhará o Senhor quando Ele vier buscar a Sua Igreja. A Bíblia Viva diz: "Pois o próprio Senhor descerá do céu com um potente clamor, com o vibrante brado do arcanjo e com o vigoroso toque de trombeta de Deus" (1 Ts 4.16). Evidentemente o Senhor não teria necessidade desse acompanhamento, mas parece que o arcanjo Miguel é o guerreiro que atua nos ares contra Satanás (Daniel 10), e como Israel terá entrado em cena novamente, o arcanjo intervirá lutando em favor do povo da aliança de Deus. O arrebatamento da Igreja de Jesus (toda pessoa salva, seja judeu ou gentio, será retirada da terra) provocará um golpe repentino, dramático e inimaginável na história da humanidade que ficará para trás. Esse acontecimento revolucionário desencadeará uma série de outros acontecimentos subseqüentes. Queremos destacar um deles: Em Israel irromperá um avivamento Romanos 11.25 diz de maneira bem clara: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios (na Igreja de Jesus)." Quando a plenitude dos gentios (das nações) tiver entrado no "corpo de Cristo", ele será levado para o céu. Aí terminará o endurecimento de Israel, sua cegueira acabará. Então muitos judeus chegarão ao saber de Daniel 12.4, entendendo que o Senhor Jesus é o seu Messias. É muito provável que nos dias após o arrebatamento milhares e milhares de judeus se converterão a Jesus, à semelhança do que aconteceu no começo da Igreja no livro de Atos. Então brotará e nascerá a semente do Evangelho espalhada oralmente e de forma impressa pelos judeus messiânicos, que nesse tempo também terão sido arrebatados. Os que ficarem para trás, familiares, amigos, colegas, etc., procurarão Bíblias, livros e outras publicações cristãs deixadas pelos arrebatados. Eles se lembrarão daquilo que leram e ouviram, de comentários bíblicos e pregações sobre a esperança pelo Messias. Essa esperança já germina atualmente no coração de muitos judeus. Depois do arrebatamento aparecerão também os 144.000 selados de Israel (Ap 7.4-8) e as duas testemunhas (Ap 11.3ss). Cada vez mais judeus se converterão e levarão o Evangelho ao seu próprio povo e aos gentios. Nisto os judeus terão uma grande vantagem, pelo fato de terem sido espalhados por todo o mundo e dominarem muitas línguas diferentes. Mas, para sermos exatos, devemos dizer também que nem todos os judeus se converterão. Muitos, especialmente os ligados ao governo, farão a aliança com o anticristo, isto é, com o líder romano [europeu] (Dn 9.26-27; Ap 13.1; Is 28.14-16). Quando fala desse tempo, também Daniel diz que muitos serão purificados (converter-se-ão), mas muitos permanecerão ímpios; que muitos entenderão, mas muitos outros não entenderão (Dn 12.10). Apenas um remanescente será salvo, como se vê claramente em outras passagens das Escrituras (por exemplo, em Rm 9.27; Ez 20.33-38). Mas atrás de todo esse remanescente crente se colocará o arcanjo Miguel como príncipe de Israel. No arrebatamento ele levantará a sua voz, porque terá chegado sua hora para agir em favor do remanescente de Israel. Como vimos, em nossos dias muitos israelitas estão crendo no seu Messias, em Jesus Cristo. Será que o Senhor está preparando o Seu povo para o arrebatamento e a Grande Tribulação? Será que Ele o faz porque a hora já está muito adiantada? Quinta certeza: a trombeta de Deus "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A trombeta de Deus aqui mencionada é a mesma de 1 Coríntios 15.52: "...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." Esta trombeta de Deus chamará todos os santos de todos os tempos para a casa do Pai. Por que ela é chamada de "última trombeta"? Porque então a dispensação da graça chegará ao fim. A dispensação da anunciação do Evangelho da graça começou com uma "trombeta" e terminará com uma trombeta. Por que ela começou com uma "trombeta"? Porque podemos dizer que a pregação do Evangelho "repercutiu", "ressoou" ou foi "trombeteada". Por exemplo, a frase: "Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor..." (1 Ts 1.8), significa literalmente: "porque vocês trombetearam a palavra do Senhor". Em Romanos 10.18 está escrito: "Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." A trombeta do Evangelho conclamando para a salvação em Jesus Cristo ressoou por quase dois mil anos. Em breve se ouvirá a última trombeta, o Evangelho deixará de ser pregado, a dispensação da graça chegará ao fim e a Igreja estará concluída, a sua plenitude terá sido alcançada. A Igreja será chamada para subir à casa do Pai. Em que será que pensaram os tessalonicences, que em grande parte eram judeus, quando Paulo escreveu sobre a trombeta? O Apocalipse ainda não existia, portanto eles ainda não sabiam nada sobre as sete trombetas de juízo ali descritas. Por isso, certamente eles pensaram na trombeta da salvação de Números 10.2-10. Nesse trecho do Antigo Testamento são mencionadas duas trombetas que eram tocadas em certas ocasiões. A ordem de Deus dizia: "Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a congregação e para a partida dos arraiais" (Nm 10.2). Por um lado, portanto, estas trombetas de prata eram tocadas para convocar, chamar, juntar e reunir, e por outro lado para levantar acampamento e partir. Isso não tem sentido profético? Convocação (chamamento) = pregação do Evangelho para vir a Jesus ("muitos são chamados..."), até que a plenitude estiver reunida. Partida = ressurreição/arrebatamento para a casa do Pai. É interessante verificar que essas trombetas deviam ser confeccionadas de prata. Que prata era usada para essa finalidade? O siclo de prata do resgate [salvação] (Êx 30.12-13). Esses siclos eram dados como pagamento de resgate pela vida dos israelitas, para que não houvesse entre eles nenhuma praga. Isso também nos faz lembrar das 30 moedas de prata que foram pagas pela prisão do Senhor Jesus, que obteve a nossa salvação na cruz. As diferentes maneiras de tocar as trombetas significavam, entre outras coisas, o seguinte: a) Quando as duas trombetas eram tocadas de maneira normal, isso servia para o chamamento e ajuntamento de toda a congregação na porta da tenda da congregação (Nm 10.3) = um chamamento para salvação. b) Quando as trombetas eram tocadas a rebate, fortemente, como "sinal de alarme", isso indicava a ordem para partir. O último toque da trombeta era o sinal para juntar os pertences e partir = uma maravilhosa ilustração do arrebatamento. Agora ainda ressoa a trombeta do Evangelho para chamamento e ajuntamento. Mas quando for tocada a última trombeta de Deus como "sinal de alarme" para o arrebatamento, ao mesmo tempo isto será um sinal para o ajuntamento de Israel, porque então terá chegado o tempo do seu salvamento. É o que se conclui de Números 10.9: "Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos." Depois do arrebatamento virá o opressor, o anticristo, mas o Senhor se lembrará de Israel e no final salvará o Seu povo. Isaías 27.12-13 anuncia isso de maneira muito bonita: "Naquele dia, em que o SENHOR debulhará o seu cereal desde o Eufrates até ao ribeiro do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. Naquele dia, se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte santo de Jerusalém." Pelos motivos já mencionados e os que vamos acrescentar, a trombeta de Deus para o arrebatamento, segundo o meu entendimento, não equivale às sete trombetas do Apocalipse (capítulos 8-11). • A trombeta de Deus para o arrebatamento anuncia a conclusão da era da graça. Trata-se da trombeta da salvação. No seu som temos a salvação, o perdão e a vitória do Evangelho. Ela ressoa principalmente para a Igreja, mas também para Israel, no sentido de que então o remanescente será reunido. • As trombetas tocadas pelos anjos em Apocalipse, entretanto, são todas trombetas de juízo sobre o mundo das nações que rejeitou a Cristo. Além disso, os vinte e quatro anciãos (a Igreja, veja Ap 4.9-11) já se encontram no céu por ocasião da sétima trombeta e anunciam a volta de Jesus e Seu reino (Ap 11.15-17ss). • É muito interessante observar que outras traduções de 1 Tesalonisences 4.16, por exemplo a Edição Corrigida e Revisada, dizem: "...Porque o mesmo Senhor descerá do céu... com a trombeta de Deus...". Isto quer dizer que o próprio Senhor – como Sumo Sacerdote da Sua Igreja – tocará a trombeta, porque ela estará na Sua mão. Ele mesmo chamará os Seus para casa. Ele mesmo dará a ordem e o sinal para a retirada da Sua Igreja. Segundo o meu entendimento, isso também é o mais provável, pois a trombeta é chamada de "trombeta de Deus", e Jesus Cristo é Deus (Tt 2.13; 1 Jo 5.20). Por que não seria o Salvador que haveria de chamar os Seus salvos? Aliás, no Antigo Testamento apenas os sacerdotes podiam tocar as trombetas. E Jesus é o Sumo Sacerdote, não um anjo qualquer. As sete trombetas de juízo (Ap 8.6-9,12; 11.15) são empunhadas e tocadas por anjos. Por isso, deve haver uma diferença entre a trombeta do arrebatamento e as sete trombetas de juízo. Sexta certeza: ressurreição e arrebatamento "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1 Ts 4.16-17). Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos em Cristo e os vivos em Cristo serão ressuscitados ou transformados. Todos os demais mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final. O que é descrito aqui é uma ressurreição seletiva dentre os mortos e realmente diz respeito somente àqueles que estão em Cristo. Em João 5.28-29 o Senhor mencionou duas diferentes ressurreições: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo." E quando Jesus desceu do monte com Seus discípulos depois da Sua transfiguração, Ele lhes disse algo que muito os admirou e que até então eles ainda não tinham ouvido. Trata-se de uma expressão totalmente nova em relação ao arrebatamento: "Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos?" (Mc 9.9-10). Jesus foi o primeiro que ressuscitou dentre os mortos (At 26.23; Cl 1.18; 1 Co 15.20). Também 1 Coríntios 15.23 fala disso: "Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda." Esta afirmação, em conexão com 1 Tessalonicences 4.16, explica que todos os que estão em Cristo ressuscitarão dentre os mortos. Esta é a chamada "primeira ressurreição" (Ap 20.5-6). As outras pessoas, as que não estavam em Jesus, que não pertenciam a Ele pela fé salvadora e, assim, não tinham um relacionamento pessoal com Ele, serão ressuscitadas mil anos mais tarde e então irão para o inferno (Ap 20.11-15). Na primeira ressurreição/arrebatamento o Senhor Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu (da casa do Pai), aparecerá nos ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas permanecerá na atmosfera superior. Os espíritos/almas dos que dormiram nEle O acompanharão, como provavelmente também o arcanjo Miguel. Então serão ressuscitados primeiro os corpos dos que morreram em Cristo. Logo a seguir, os corpos dos que ainda estiverem vivos serão transformados. Então a Igreja será arrebatada coletivamente ao encontro do Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele levará Sua noiva para a casa do Pai. A Igreja terá então deixado seu lugar na terra e João 14.1-6 estará cumprido. Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de segundos (comp. 1 Co 15.51-53). Sétima certeza: estar para sempre com o Senhor "...e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4.17-18). Esta garantia: "...estaremos para sempre com o Senhor", é um consolo eterno acima de tudo o que é passageiro neste mundo... A partir desse momento, nada mais estará sujeito à morte para qualquer filho de Deus. Todas as tristezas do passado, todas as misérias e tentações, todas as perguntas, tudo será esquecido e respondido por este fato: "...estaremos para sempre com o Senhor." "Estaremos para sempre com o Senhor" significa que a Igreja estará sempre onde Jesus estiver; ela participará de toda a Sua riqueza divina. Então se cumprirá o que está escrito em Tito 2.13: "...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." "Aguardando ansiosamente aquele tempo quando se verá a sua glória – a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (A Bíblia Viva). Mas quem não tem Jesus cai num abismo insondável de desespero. Aquele que não tem Jesus perde a bendita e eterna esperança. Justamente nesta passagem da ressurreição e do arrebatamento, a Bíblia nos mostra que haverá pessoas que estarão dentro (1 Ts 4.16) e pessoas que estarão fora (v.12), que haverá pessoas cheias de esperança e pessoas sem esperança (v.13), pessoas que estarão para sempre com o Senhor e pessoas eternamente separadas dEle (v.17), pessoas consoladas e pessoas sem consolo (v.18). Aquele que não está em Cristo não tem nenhum relacionamento com Deus; tal pessoa está "fora", sem esperança, porque não tem lar. Uma pessoa sem Jesus ficará eternamente sem consolo e sem paz. Como você pode ganhar o direito de morar na casa do Pai celestial, adquirir a esperança de "estar para sempre com o Senhor" e transmitir esse consolo também para outros? Decidindo-se por Jesus Cristo e por Sua obra de salvação consumada na cruz – também por você. Se você aceitar isso pela fé, 1 Tessalonicenses 4.14-18 realmente se cumprirá também em sua vida. Por isso, decida-se totalmente por Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo! A Palavra do Deus Eterno lhe diz em Jó 11.13 e 18: "Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus... Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança". (Norbert Lieth - http://www.chamada.com.br) Extraído do livro A Esperança do Arrebatamento.
É preciso que Ele cresça e que eu diminua Senhor, livra-me: do desejo do ser estimado do desejo de ser procurado do desejo de ser louvado do desejo de ser preferido a outros do desejo de ter influência do desejo de aprovação do desejo de parecer do desejo de autoridade... Senhor, livra-me do temor da humilhação do temor do menosprezo do temor das vaias do temor do ridículo do temor da contradição do temor do desdém do temor da censura do temor das injúrias do temor das calúnias Faze-me compreender cada dia que eu estou: Morto para o pecado Rom. 6:11 Morto para o mundo Gal. 6:14 Morto para o eu 2 Cor. 5:14 a fim de que a Tua vida se revele poderosamente em mim. Concede-me que me lembre sem cessar de que: O sangue de Jesus Cristo me purifica de todo o pecado. 1 João 1:7 Dá-me a graça de, na minha fraqueza, ser cheio, dia a dia: do teu Espírito que me ilumina e santifica. João 16:13, Sal. 1:2 do Teu amor que me torna capaz de amar como sou amado João 13:34 do Teu poder para trabalhar para a salvação dos meus irmãos. Atos 18 Escuta-me por amor do Teu nome! Se pedirdes alguma coisa em Meu nome Eu a farei. João 14:14.
SITES INTERESSANTES www.chamada.com.br (Material Edif. p/ igreja e sobre Israel – Escatologia) www.icp.com.br (Apologética) www.pilb.rg3.net (Incentivo à Leitura Bíblica e correlatos) www.solascriptura-tt.org www.espada.eti.br (Doutrinário Geral / Específico para Escat.) www.apocalipse.org.br Escatológico) www.teologico.com.br (Estudos) www.tscpulpitseries.org/portugues.html (Pr.David Wilkerson) www.jornalhoje.com.br (Gerais) www.blueletterbible.org (Ferramenta excelente de pesquisa) www.backtothebible.org www.spurgeon.org (Site Biográfico e de matérias/sermões) www.literaturacrista.com.br www.cacp.org.br (Apologética) www.wholesomewords.org (Biografias Diversas) www.cnview.com www.assembleia.org.br www.ccel.org www.assembleia.org.br (Assembléia de Deus – Campinas SP) www.swordofthelord.com (Biografias Pregadores Diversos) www.bbnradio.org (procurar opção idiomas:PORTUGUÊS) www.biblegateway.com www.bibliaworldnet.com.br www.odiscipulo.com www.radioarca.com.br www.transmundial.com.br www.editoradosclassicos.com www.gobiblia.com.br www.newble.co.uk www.desafiodasseitas.org.br www.obreiroaprovado.com www.sadoutrina.cjb.net