sábado, 27 de fevereiro de 2010

27 Passos Rumo à Vontade deDeus

  • 1 - AFASTAR TODO PECADO  CONHECIDO
       Não podemos esperar respostas às nossas orações sem tratarmos de pecado não confessado. Isaías nos diz que o pecado nos separa de Deus (Is 59:1-2).Então, confesse-o e, já purificado, busque a vontade de Deus para a sua vida. joão diz na sua primeira carta que Deus é fiel e justo e nos perdoará os pecados e nos purificará, se nós nos aproximarmos Dele em confissão genuína (1 Jo 1:9)

  • 2 - DISPOSIÇÃO DE SUBMETER-SE À DIREÇÃO DO SENHOR
     Em primeiro lugar, devemos resolver a questão de um compromisso ao discipulado e estar dispostos a aceitarmos o princípio da cruz como Cristo explica em Lc 14:27-"e qualquer que não tomar sua cruz e vir após mim não pode ser meu discípulo".

  • 3 - QUERER SABER
        Qual o desejo de seu coração? É, a vontade de Deus, a prioridade máxima? Jesus diz em Mt 6:33 "buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus" e promete que se nós assim fizermos, todas as coisas que normalmente consideramos prioridades - as coisas básicas da vida, serão providenciadas. 

    • 4 - ESPERAR  EM  DEUS
          Isso envolve conversar constantemente com Deus sobre o assunto e ponderar as coisas na Sua presença. Atos 13 descreve como um grupo de homens decidiu jejuar e esperar na presença de Deus. Ao fazerem isso, o Espírito Santo lhes mostrou o que fazer. (vers 1-3)

    • 5 - CONFIANÇA PLENA
          Pv 3:5-6 diz: " Confia no Senhor de todo o seu coração, reconhece-O em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas". "Não seja um homem de ânimo dobre, instável em tudo que faz" (Tg 1:8). Confia implícita e totalmente no Senhor.  

    • 6 - TOMAR O JUGO DE CRISTO
          Cristo nos convida a partilhar um jugo com Ele (Mt 11:29). O que significa isso? Um jugo é um instrumento para unir dois animais ao puxarem o arado. Na prática, o animal menos experiente aprende do seu parceiro:
          
          a) mediante o contato íntimo
          b) sendo guiado na direção certa
          c) avançando no devido compasso

          A explicação espiritual é óbvia. 

    • 7 - A PALAVRA DE DEUS
          O Espírito Santo nunca nos conduzirá contrário aos princípios da Palavra de Deus. O salmis
    ta diz: "Guardei a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Sl 119:11). Cuidado de não isolar versículos especiais e usá-los como direção do Senhor.
    • 8 - PESAR AS CIRCUNSTÂNCIAS
     Lembre-se de que o propósito de Satanás é impedir e desviar-nos da vontade de Deus, como infere Paulo em I Ts 2:18 e I Tm 4:1; e lembre-se que Satanás comanda espíritos maus para nos enganar (I Tm 4:1). Então, aprenda a interpretar os acontecimentos da vida com a sensibilidade do Espírito Santo.

    • 9 - A SABEDORIA DE CONSELHEIROS
          Compartilhe a sua preocupação com pessoas espirituais cuja opinião você valoriza. Muitas das vezes, a confirmação vem mediante a sua reação ou conselho (Pv 12:15).

    • 10 - EXPERIÊNCIAS DE OUTROS
           Estude a maneira como Deus dirigiu Seus servos no passado. Há muitos casos nas Escrituras, na História da Igreja e em biografias. Observe as experiências de discípulos modernos como o Ir. André *, Bruce Olson e missionários nos campos.


    *Ir. André - Missões Portas Abertas

    • 11 - ESTENDER A LÃ
          Quando é difícil distinguir entre o meu sentimento pessoal e a confirmação do Espírito, peça a Deus que faça algo objetivo fora de você, como indicação de Sua vontade. Gideão estava muito incerto, então ele pediu a Deus que molhasse a lã que ele havia colocado no eirado, no outeiro naquela noite e fizesse com que o chão em volta permanecesse seco. e aconteceu. Na próxima noite, inverteu o pedido e assim aconteceu (Jz 6:37-39).

    • 12 - FAÇA UM BALANÇO
          É bom assentar-se com uma folha de papel dividida em duas colunas. Faça uma lista dos prós e contras de uma certa decisão.

    • 13 - CONSIGA UM PARCEIRO NA ORAÇÃO OU UM GRUPO
          Se a questão tiver implicações a longo prazo, é uma boa idéia compartilhar a sua necessidade com alguém que permanecerá com você em fé para uma revelação da mente divina. "Onde dois ou tres se reunirem em Meu Nome, aí estou no meio deles." (Mt 18:20)
    • 14 - OBEDEÇA PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS ESTABELECIDOS
          Muitas vezes, uma direção específica não é precisa, porque a questão se orienta por um princípio bíblico. Por exemplo: Obedecer aos seus líderes e submeter-se à sua autoridade (Hb 13:17); e, buscar, em primeiro lugar, o Seu Reino (Mt 6:33), ou, 'Que comunhão há entre as luzes com as trevas?' (1 Co 6:14).
    • 15 - DISCERNIR O EQUIPAMENTO DO ESPÍRITO SANTO
          Isso é especialmente relevante para quem considere o serviço cristão. Os dons do Espírito Santo podem ser um indicador de área de serviço que deve abraçar.
    • 16 - O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO
          O Espírito Santo confirma mediante uma convicção interior o que Deus está lhe mostrando em outras maneiras. Paulo escreveu:'Seja a paz de Cristo, o árbitro em vossos corações' (Cl 3:15). Ao mesmo tempo, cuidado com aquela paz que é simplesmente a ausência de uma tensão após tomar uma decisão qualquer.
    • 17 - LUTE CONTRA OS DESEJOS EGOÍSTAS
          Cuidado com as decisões que são dominadas por desejos de influência, ociosidade ou a realização de ambiçôes pessoais. Paulo alerta aos Romanos 'Não vos conformeis com este século' (Rm 12:2).
    • 18 - CUIDADO COM IMITAÇÕES
         Satanás tem espíritos enganadores. Muitas vezes, o bom é inimigo do melhor. Por exemplo: não use a desculpa que o coral não pode funcionar sem você, se o Espírito Santo está falando com você acerca de uma escola bíblica ou seminário.
    • 19 - O MUNDO PODE ATRAIR
          Não deixe a sua decisão ser influenciada or desejos de posição, segurança ou elogio. 1 Jo 2:16  identifica o mundo com os desejos do homem pecaminoso, a concupiscência dos olhos e o orgulho daquilo que ele é e têm feito.
    • 20 - VIGIE A SUTILEZA DA MENTE RACIONAL
          Não aborde questões espirituais com recursos humanísticos. Pv 3:5 nos alerta para não depender de nosso próprio raciocínio.
    • 21- SABEDORIA SANTIFICADA E USADA COM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL PODE AJUDAR NA DETERMINAÇÃO DA DIREÇÃO CERTA
         Por exemplo: Paulo percebeu o potencial de Timóteo como um obreiro cristão futuro e convidou-o a integrar a sua equipe (At 16:1-3). A Sabedoria que vem do Alto é primeiramente pura, depois , pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento (Tg 3:17).
    • 22 - RESISTA AO MEDO
          O amor perfeito lança fora o medo (1 Jo 4:18). Deus é um Pai Celestial amoroso. a Sua Vontade é a melhor coisa que pode nos acontecer. Devemos temer, acima de tudo, o sair da segurança da Sua Vontade.
    • 23 - FRAQUEZA NÃO DESQUALIFICA
          Crentes, muitas das vezes, resistem à vontade de Deus porque não se sentem adequados para aquilo a que Deus os está chamando, mas a Sua Comissão traz a garantia da Sua Capacitação. Em Fp 4:13, Paulo diz:'Tudo posso Naquele que me fortalece' e Hb13:20-21 afirma 'que o Deus da Paz vos aperfeiçoe em todo bem para cumprirdes a Sua Vontade'.
    • 24 - A NECESSIDADE DO MUNDO E A ORDEM DE CRISTO SOBRE COMO SUPRIR ESSA NECESSIDADE COM A MENSAGEM DO EVANGELHO SEGUNDO MT 28:18-20, CONSTITUEM, EM PRINCÍPIO, A DIREÇÃO DE DEUS PARA TODOS OS CRENTES
           Uma vez aceito esse princípio, as questões de como servir, onde servir e com quem servir tornam-se questões de direção específica.
    • 25 - ESPERAR EM TOTAL PASSIVIDADE NÃO É BÍBLICO
          A direção de Deus simplesmente não cai do alto. Use os meios dados de uma maneira positiva. Sl 32:9 diz ' Não sejais como o cavalo ou a mula sem entendimento que precisam ser controlados por freios e cabrestos'
    • 26 -DETERMINAR UM PRAZO MÁXIMO PODE SER UM EXERCÍCIO SADIO
          Se a resposta for necessária até uma certa data, assevere confiantemente a sua esperança  que o Senhor dará um sinal de Sua Vontade até lá. Mc 11:14: ' Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebeste e será assim convosco'.
    • 27 - ANDAR PELA FÉ
          Prepare-se para tomar os primeiros passos pela fé. Se você tem a convicção da direção de Deus, então a única coisa a fazer é lançar-se ao fundo, confiando implícitamente Nele. Como Jesus disse a Pedro em Lc 5:4: 'Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para pescar'.   



    Escrito por: S. R. Dinnen, WEC International
                                                                          Nº 2 - Dez /88

                                                                      Traduzido pela MISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL 
                                                                             R: Carlos Monte Verde, 25 - Boa Vista
                                                                                   CEP 31.050 - Belo horizonte - MG

        Nenhum comentário: